quinta-feira, 19 de março de 2009

O IDESP ...e agora JOSÉ?????



Olá, amigos!

Quero aproveitar este espaço para cumprimentar todos os professores e as escolas da nossa rede e em especial, as da nossa Diretoria pelo empenho e a dedicação com que trabalharam exaustivamente durante todo o ano passado em função dos resultados do IDESP.

É inevitável porém que os esperados 120% não cheguem a todos de forma uniforme, uma vez que cada escola possui uma comunidade diferente, recursos e equipes escolares (docentes e discentes) diferentes.

Sabemos também, que o desafio e a vontade de superar motiva e faz crescer. Sei que muitos poderão pensar que estou fazendo alguma apologia a alguma coisa...rs mas na verdade, não pude me conter. Todo trabalho realizado, todo degrau alcançado precisa ser valorizado, tanto pelos professores com realção aos seus alunos, quanto da equipe gestora com os professores e assim sucessivamente.

Não se trata aqui de "gotas de otimismo", mas o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com seriedade e competência. Tenho certeza de que nosso compromisso com a Educação vai muito além. Para tanto, um texto "básico"...vejam só que interessante:


PEIXES FRESCOS

"Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca.
Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar.
Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco e os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.
Para resolver este problema, as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos.Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar.
Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo.
Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram. Então, as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros.
Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, como "sardinhas".
Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos.
Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os consumidores japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático. Como os japoneses resolveram este problema?
Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor?
Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?

........ pensem......

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Mas, eles também adicionaram um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito vivo" e fresco no desembarque.
Tudo porque os peixes são desafiados, lá nos tanques. Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles.
Massacre-os.
Curta o jogo.
Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista, se reorganize!
Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda.
Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores.

Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele.

Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.

"Ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar".



"O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador".




Professores, nosso desafio é diário... Contem sempre conosco !




Grande Abraço!

Um comentário:

  1. Oi Taninha td bem? desejo que sim, realmente ser um educador hj é um desafio e mtas vezes ficamos desanimados sem estratégias e estas idéias do blog e outras experiências de outros colegas é q nos ajudam a permanecer e sempre em busca de novos objetivos, adorei os textos!!! Muito obrigada!!! Bjosssss!!! Si

    ResponderExcluir